quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Resenha: O Lado Bom da Vida



Título: O Lado Bom da Vida 
Autor: Matthew Quick 
Editora: Intrínseca 
Páginas: 256 
Ano: 2013


Sinopse:
Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança.

Resenha:
O que dizer deste livro um pouco dramático, um pouco impulsivo, um pouco deprimente e muito muito Louco mesmo, que nos faz torcer por uma virada de jogo na vida de um personagem a ponto de desejarmos entrar na história e participar um pouco dela.
Pat é um homem na casa dos 30 anos que após sofrer um surto se ver internado em uma clínica psiquiátrica, sem ter noção do que o levou aquela situação e por quanto tempo esteve naquele local, “lugar ruim”, como ele mesmo se refere. Ele é emocionalmente instável, porém luta constante para controlar suas reações e conseguir novamente reorganizar sua vida. A mãe de Pat após diversas relutâncias consegue retirá-lo da clínica e assim leva-o para casa. Após sair da clínica a vida de Pat não é uma mil maravilha, é um tanto deprimente, ele não tem emprego, sua esposa o abandonou, seu pai o ignora sempre e ainda mais tem lidar com um numero significativos de remédios a serem tomados diariamente, porém em meio a tantas circunstancias negativas, Pat é alguém otimista que procura sempre ver o lado bom das coisas, acredita que tudo sempre levará a um final feliz. Pat é inspirado pela esposa Nikki a ser uma pessoa melhor, todos os erros que ele comenteu em seu casamento com Nikki está disposto a corrigí-los como também se tornar mais gentil, mais carinhoso, se um ótimo leitor e aprender a controlar seus impulsos tudo isso para conquistar novamente sua esposa que se foi. Assim ele malha todos os dias no porão de sua casa, onde sua mãe montou uma academia para ele e também corre todos os dias ao ar livre, tudo isso com o objetivo de perder peso, para agradar Nikki. Com sua volta para casa Pat tem a ajuda de sua mãe, de Jake, seu irmão e de seu melhor amigo Ronnie para recomeçar novamente e a se manter estável mentalmente. E como ar de boas-vindas Ronnie convida Pat para um jantar em sua casa, e é lá que Pat conhece Tiffany, que é cunhada de Ronnie, Tiffany é extremamente impulsiva, que está se recuperando da perda de seu marido e anda mentalmente em reabilitação, assim como Pat, ela também faz terapia para atravessar esta tragédia em sua vida. Pat e Tiffany se tornam amigos um tipo de amizade meio que estranha no inicio, mas que se torna um ponto de partida para ambos, onde descobrirão o quão precioso é ter alguém que entenda as intensidades que se passam com alguém que sofreu uma perda, seja ele como for. Tiffany irá ajudar Pat a acabar com o período de separação dele com Nikki através de cartas, o que irá dar esperanças para o final feliz que Pat tanto busca para o fim do filme de sua vida. Entretanto ele irá descobrir que há finais felizes com roteiros diferentes daqueles que esperamos.

Trecho Favorito:
(...) A vida não é um filme de censura livre para fazer com que a pessoa se sinta bem. Muitas vezes a vida real acaba mal, (...). E a literatura tenta documentar essa realidade, mostrando-nos que ainda é possível suportá-la com nobreza.

O livro me ensinou que na vida o que vale é ter alguém que nos compreenda e que esteja disposto a estar ao nosso lado não importa quão louca seja a situação, que o Amor é firmado dia após dias através do companheirismo entre ambos e que por mais que venhamos a demorar para ver sempre tem um lado bom na vida.

Algumas Citações:

“Você precisa fazer tudo o que pode e se mantiver positivo, você terá uma chance.”

“Quando a vida oferece a você um momento como esse, é um pecado não agarrá-lo.”

“Sempre haverá uma parte de mim que será detestável. Mas eu gosto disso.”

“Você acha que eu sou mais maluco que você?”

"Bem, a pessoa tem aventuras. Todas começam com encrencas, mas logo você assume seus problemas e se torna uma pessoa melhor, trabalhando duro, que é o que fertiliza o final feliz e permite que ele floresça"

“Se as nuvens estão bloqueando o sol, sempre tento ver aquela luz por trás delas, o lado bom das coisas, e lembro de continuar tentando.”

“Olhar nos olhos de outra pessoa, por um longo tempo revelou-se uma coisa poderosa. E se você não acredita em mim, tente fazer isso você mesmo.” 




Comentários
1 Comentários

Um comentário:

  1. Bom diaaaa

    Mais uma riqueza vc postou aqui, e eu fico com vontade de ler tudo rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir

Obrigado por registar sua visita em nosso Cantinho.
Volte Sempre.

AddThis