sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Resenha: A Última Carta de Amor



 Título: A Última Carta de Amor
Autor:  Jojo Moyes
Editora: Intrinseca
Ano: 2012

Sinopse:
Londres, 1960. Ao acordar em um hospital após um acidente de carro, Jennifer Stirling não consegue se lembrar de nada. Novamente em casa, com o marido, ela tenta sem sucesso recuperar a memória de sua antiga vida. Por mais que todos à sua volta pareçam atenciosos e amáveis, Jennifer sente que alguma coisa está faltando. É então que ela descobre uma série de cartas de amor escondidas, endereçadas a ela e assinadas apenas por ‘B’, e percebe que não só estava vivendo um romance fora do casamento como também parecia disposta a arriscar tudo para ficar com seu amante. Quatro décadas depois, a jornalista Ellie Haworth encontra uma dessas cartas endereçadas a Jennifer durante uma pesquisa nos arquivos do jornal em que trabalha. Obcecada pela ideia de reunir os protagonistas desse amor proibido – em parte por estar ela mesma envolvida com um homem casado -, Ellie começa a procurar por ‘B’, e nem desconfia que, ao fazer isso, talvez encontre uma solução para os problemas de seu próprio relacionamento.

Resenha:
Não poderia esperar menos dessa escritora fantástica, Moyes. Este livro é arrebatador, nos faz sentir todas as aflições e alegrias vivenciadas na história, é um livro envolvente, que provavelmente não te fará largá-lo enquanto não ver o fim.
O livro narra a história de duas mulheres, Jennifer Stirling e Ellie Haworth, em épocas diferentes. O inicio da narrativa se dá nos dias atuais, onde conta a história de Ellie, uma jornalista bem sucedida que tem um caso amoroso com um homem casado, que conheceu em uma de suas entrevistas, e apesar de seus amigos não aprovarem esta situação, ela se encontra totalmente envolvida que não consegue ver a realidade dos fatos. Na continuidade do enredo a história volta para os anos 60, onde relata a vida de uma socialite, Jennifer Stirling, que é casada com um milionário, que aparentemente tinha uma vida tranquila, regada a festas, compras e muitos benefícios sociais. Porém Jennifer é vitima de um acidente que a faz perder a memória, e quando a mesma retorna para sua rotina descobre cartas de um romântico apaixonado, Sr.B. endereçadas à ela. Assim Jennifer se ver dentro de um quebra cabeça com muitas peças perdidas em sua mente. Jennifer achava que era feliz, mas, a partir daí, nada mais faz sentido. Insegura, vive uma paixão arrebatadora e intensa, mas o destino os separa cruelmente, porque ao viver este amor ambos tiveram um custo muito alto. Nessas alternâncias de datas entre o passado e presente, as vidas dessas duas mulheres se cruzam quando a jornalista Ellie encontra as cartas de B. endereçadas a Jennifer e resolve ir atrás dos personagens que vivenciaram esse Amor. Entretanto ao se envolver para decifrar esta bela história de Amor, Ellie acabará desenrolando o nó da sua própria vida.

Trecho Favorito:

(...) saiba ao menos isso: em algum lugar deste mundo há um homem que a Ama, que entende quão Preciosa e Inteligente e Boa você é. Um Homem que sempre a Amou e que, por mais que tente evitar, desconfia que sempre a Amará.


O livro me ensinou que não importa se uma Carta irá trazer benefícios ou malefícios a uma pessoa, a mesma deve ser entregue, pois certamente ela irá definir os rumos a serem seguidos.


Algumas Citações

“Amo você de qualquer jeito — mesmo que não exista nenhum eu ou nenhum amor ou mesmo nenhuma vida; amo você.”

“Goste dele, se precisar, meu Amor, mas não o Ame. Por favor, não o Ame.”



“Mas de repente me dei conta, (...), que ter alguém que nos entenda, que nos deseje, que nos veja como uma versão melhorada de nós mesmos é o presente mais incrível. Mesmo que não estejamos juntos, saber que, para você, eu sou este homem é uma fonte de vida para mim.”



“Estarei na Plataforma 4, Paddington, às 19h15, sexta-feira à noite, e nada no mundo me faria mais feliz do que você encontrar coragem para vir comigo.


“Saiba que você tem meu coração, minhas esperanças, em suas mãos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por registar sua visita em nosso Cantinho.
Volte Sempre.

AddThis