terça-feira, 8 de abril de 2014

Resenha: A Garota que você deixou para trás




Livro: A garota que você deixou para trás
Autora: Jojo Moyes
Editora: Intrinseca
Nº de páginas: 384
Ano: 2014

Sinopse: Durante a Primeira Guerra Mundial, o jovem pintor francês Édouard Lefèvre é obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar no front. Vivendo com os irmãos e os sobrinhos em sua pequena cidade natal, agora ocupada pelos soldados alemães, Sophie apega-se às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por Édouard. Quando o quadro chama a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo — a família, a reputação e a vida — na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra. Quase um século depois, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston mora sozinha numa moderna casa com paredes de vidro. Ocupando lugar de destaque, um retrato de uma bela jovem, presente do seu marido pouco antes de sua morte prematura, a mantém ligada ao passado. Quando Liv finalmente parece disposta a voltar à vida, um encontro inesperado vai revelar o verdadeiro valor daquela pintura e sua tumultuada trajetória. Ao mergulhar na história da garota do quadro, Liv vê, mais uma vez, sua própria vida virar de cabeça para baixo. Tecido com habilidade, A garota que você deixou para trás alterna momentos tristes e alegres, sem descuidar dos meandros das grandes histórias de amor e da delicadeza dos finais felizes.

Resenha:
Simplesmente FANTÁSTICO, e eu não podia esperar menos de Jojo já que  minhas experiências com o romance da autora são sempre maravilhosas, ela me envolveu com o livro a Ultima carta de Amor, através dele que conhece as obras da autora, logo em seguida me deixou encantada com Como eu era antes e você e agora me deixou completamente APAIXONADA pela A Garota que você deixou para trás, definitivamente me tornei super fã desses belos enredos de romances adultos expostos por Jojo.
O livro nos traz a história de duas mulheres (Sophie e Liv) que viveram em séculos diferentes e que tem suas vidas cruzadas devido à aquisição e paixão por um mesmo quadro. Sophie era uma francesa casada e super apaixonada por seu esposo um pintor francês Édouard Lefévre, ambos viviam em plena lua mel, sempre juntos, desfrutavam de uma vida que tinha como base o Amor que sentiam um pelo outro. O talentoso Édouard pinta um quadro de Sophie, posteriormente denominado A Garota que você deixou para trás, este era o que Sophia achava ter de mais valioso, e o que ela mais adorava, depois de seu Marido, é claro. Porém quando se desencadeia a Primeira Guerra Mundial Sophie vê sua vida sofrer uma grande reviravolta, seu Amado e Adorado esposo vai lutar no front e ela retorna a sua cidade natal, St Pèrrone no interior da França, para se juntar à sua Irmã Hèlene e sobrinhos e ao seu Irmão, ambos passam a morar no hotel da Familia chamado Le Coq Roge. Apesar da guerra e de seus maridos estarem lutando e sem saber ao certo quando eles retornariam as Irmãs Sophie e Hèlene veem seu Hotel ser tomado por Alemães, o que não era nada agradável a não ser pelo fato de que vez ou outra conseguiam garantir o alimento de sua família através das sobras do jantar preparado para os oficiais.
O novo Kommandant a trata com bastante cordialidade, e fica imediatamente fascinado pelo quadro de Sophie, pintado por Èdouard antes da guerra. Com o passar dos dias Sophie recebe noticias de que o marido está preso, e arriscando tudo, ela faz uma proposta ao Kommandant em troca da liberdade do marido, tudo em prol de um dia conseguir reencontrar nos braços de Édouard a antiga felicidade tomada pela guerra. Em seguida somos transportados para Londres já quase 100 anos após a história de Sophie... Liv é viúva a 4 anos de um grande arquiteto, David, ela tem 30 anos e ainda vive presa a memória do marido, sem encontrar motivos para dar um novo ponto de partido para sua vida. O que liga as duas histórias é o quadro A garota que você deixou para trás, que está com Liv, onde a mesma recebeu de presente de seu esposo David, em uma viagem de lua de mel, a compra feita por David foi conforme os tramites legais, porém a sua aquisição anterior tinha lacunas que precisavam ser preenchidas. O que Liv não imagina é que o quadro está sendo procurado pelos descendentes de Èdouard, e o valor estratosférico que a pintura vale nos dias atuais. Para piorar, Paul, um investigador extremamente charmoso, é o único homem que ela sente atração desde a morte do marido, e com quem a mesma está saindo, até ela descobrir que ele é quem está por trás da busca do quadro. Assim Liv determinada a permanecer com o quadro vai lutar por ele e descobrir mediante conhece a vida de Sophie que as duas têm as mesma garra e coragem expressas pela imagem de A garota que você para trás. Nunca uma personagem pareceu ser tão real para mim, quanto Sophie Lefèvre. Me peguei totalmente imersa na vida de Sophie, no sofrimento e na  injustiça a qual foi submetida. Ela foi tão incrivelmente forte e esperançosa até o final, mesmo quando as circunstâncias não eram nada favoráveis. O amor incondicional e a saudade do marido foram ao mesmo tempo angustiantes e inspiradores. Liv também não fica para trás. Determinada a permanecer com o quadro que significa muito para ela, vai em busca da verdadeira história de Sophie, e se mostra disposta a tudo para não perder o objeto de maneira injusta, mesmo que isso signifique a sua falência.

Trecho Favorito

Queridíssima Sophie,
Faz muito tempo que não tenho notícias suas. Rezo para que esteja sã e salva.Digo a mim mesmo em momentos sombrios que alguma parte de mim sentiria, como as vibrações de um sino distante, se você não estivesse bem.Tenho muito pouco para contar. Pela primeira vez, não desejo traduzir em cores o mundo que vejo ao meu redor. As palavras parecem inadequadas. Saiba apenas, adorada esposa, que estou bem física e mentalmente e que pensar em você é o que mantém o meu espírito inteiro.Os homens aqui seguram fotografias de seus entes queridos como se fossem talismãs, proteções contra a escuridão - imagens amassadas e sujas dotadas das propriedades de tesouros. Não preciso de fotografia para evocá-la, Sophie: basta eu fechar os olhos para recordar seu rosto, sua voz, seu cheiro, e você não tem ideia de quanto me conforta.Saiba, minha querida, que marco cada dia, não do mesmo modo que meus companheiros, grato por ter sido mais um a ter sobrevivido, mas agradecendo a Deus pelo fato de cada um significar que seguramente devo estar vinte e quatro horas mais perto de voltar para você.

Seu Édouard


O livro me ensinou várias lições, como que o Amor quando verdadeiro transpõe todas as barreiras compostas pelo destino, como também quando este amor parte por razões que não nos foram permitidas impedir, devemos recomeçar, pois sempre haverá alguém disposto a nos fazer feliz novamente... Ensinou-me também que o valor da vida não está nas coisas que possuímos e sim a quem pertencemos enquanto estamos vivos... E o mais IMPORTANTE me ensinou que quando temos determinação e fé todos os sonhos e objetivos são atingidos mesmo que custe alguns arranhões, afinal o gosto da conquista compensa cada um deles.


Algumas Citações

“[...] E tentava me lembrar de que havia um Propósito nisso tudo: Que a questão crucial da Fé, é que ela precisa ser testada.



“As vezes é possível cair num mundo paralelo... A pessoa sabe o que a espera, e de repente a vida dá uma guinada e chega a um destino que nem sabíamos que existia.”



"Cheguei mais perto e examinei meu rosto: as sombras embaixo dos olhos, os leves vincos entre as sobrancelhas. Estremeci, mas não de frio. Pensei na garota que Édouard deixara para trás havia dois anos. Pensei no toque das mãos dele na minha cintura, seus lábios macios no meu pescoço. E fechei os olhos."



"Os homens aqui seguram fotografias de seus entes queridos como se fossem talismãs, proteções contra a escuridão - imagens amassadas e sujas dotadas de propriedades de tesouros. Não preciso de fotografia para evocá-la, Sophie: basta eu fechar os olhos para recordar seu rosto, sua voz, seu cheiro, e você não tem ideia de quanto isso me conforta."



“Conhece a sensação de resignação com o próprio destino? É quase de gratidão. A pessoa não vai mais sofrer, ter medo, desejar que algo aconteça. É a morte da esperança que vem como maior alívio.”



“Essa era a história de nossas vidas: insurreições menores, vitórias miúdas, uma breve chance de ridicularizar nossos opressores, barquinhos de esperança em um mar de incertezas, privação e medo.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por registar sua visita em nosso Cantinho.
Volte Sempre.

AddThis