domingo, 29 de dezembro de 2013

Resenha: Cidades de Papel



Livro: Cidades de Papel
Autor: John Green
Editora: Intrínseca
Páginas: 366

Sinopse:
Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma.Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte.Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.

Resenha:
Sinceramente no começo achei o livro meio que me irritou, uma vez que já estava acostumada com aquele romance melodramático de A Culpa é das Estrelas e Quem é você Alasca? Porém com o aprofundamento do enredo eu confesso que foi um suspense-romântico envolvente que certamente se tornou bastante apreciativo.
O livro conta a história de dois vizinhos, Quentin Jacobsen e Margo Roth Spiegelman, criados juntos e que na infância compartilharam ótimas aventuras, entretanto na adolescência seus caminhos meio que tomaram rumos diferentes, deixando apenas um fio que mais na frente cruzaria seus destinos. Quentin um rapaz inteligente, engraçado que estava no ultimo ano do ensino médio, que compartilha suas aventuras com seus dois grandes amigos Bem e Radar, e que procura não se meter em encrenca já que pretende adquirir uma bolsa em umas das melhores Universidades. Totalmente o oposto de Quentin, Margor é hiperativa, popular, bonita e totalmente desligada com os assuntos de um futuro promissor, ela adora aventuras, tanto que passou a maior parte de sua vida fugindo de casa para se aventurar pelo mundo afora, e todas as vezes que fazia isso, deixava pistas que jamais eram decifradas por completo. Margor e Quentin viviam em mundos distantes apesar de viverem perto, mas isto mudou naquela noite...A noite de cinco de maio, quando Margor entra pela janela do quarto de Quentin, e o convoca para ajuda-la em um plano mirabolante de vingança contra todos, que de certa forma, a traíram. Meio relutante, em participar de um plano onde possivelmente haverá arrombamento e invasão de domicílio, Quentin decide acompanhar Margor nessa aventura. Assim que a noite termina, Quentin chega na escola no dia anterior crente que dessa vez as coisas serão diferentes na relação deles, mas ele descobre que Margo Roth Spiegelman desapareceu, e como isso já se tornou um habito ninguém fica lá muito preocupado, nem mesmo os pais da garota cuja relação não é das melhores. Os dias vão passando e Quentin fica cada vez mais preocupado com o paradeiro de Margor. Meio sem querer olhando de seu quarto Quentin percebe um pôster colocado na janela de Margor e decide ir até seu quarto atrás de pistas, uma vez que acredita que ela deixou pistas para ele a encontrar. Porém Quentin decide agir por conta própria, e com a ajuda de seus amigos Ben e Radar, inicia-se a busca pelo verdadeiro paradeiro de Margor. Aos poucos ele vai descobrindo coisas sobre ela que ninguém imaginava que faziam parte daquela Margor que todos conheciam e neste busca incessante por encontrar Margor e os motivos que a levaram a ir embora, Quentin passa a entender mais sobre Margor e como ela se sentia o que consequentemente o leva a conhecer e entender a si próprio. 

Trecho Favorito

“Isso sempre me pareceu tão ridículo, que as pessoas pudessem querer ficar com alguém só por causa de beleza. É como escolher o cereal da manhã pela cor e não pelo sabor.”

''Quando se é um balão, romper o barbante e ser livre pode ser a melhor saída.''


O livro me ensinou que as aparências pode enganar, que a vida que às vezes a pessoa transmite ter é completamente diferente do que de fato ela vive e que quando amamos alguém fazemos de tudo para compreendê-la até ir ao fim do mundo se isso for preciso.


Algumas Citações

Meus dias tinham uma agradável uniformidade. E eu sempre gostei disso (...). Não queria gostar, mas gostava. 

É muito difícil ir embora — até você ir embora de fato. E então ir embora se torna simplesmente a coisa mais fácil do mundo.

“Eu escolhi vir com você. E você me escolheu. – E então ela me encarou: - É como uma promessa. Pelo menos esta noite. Na saúde e na doença. Na alegria e na tristeza. Na riqueza e na pobreza. Até que o sol nos separe.
“Vai ser difícil você saber quem sou ou o que estou querendo dizer…Não me cruzando na primeira não desista, Não me vendo num lugar procure em outro, Em algum lugar eu paro e espero você.” – A canção de mim mesmo, de Walt Whitman
“A cidade era de papel, mas as memórias, não.”

“Margo sempre adorou um mistério. E, com tudo o que aconteceu depois, nunca consegui deixar de pensar que ela talvez gostasse tanto de mistérios que acabou por se tornar um.

“– Eis o que não é bonito em tudo isso: daqui não se vê a poeira ou a tinta rachando ou sei lá o quê, mas dá para ver o que este lugar é de verdade. Dá para ver o quanto é falso. Não é nem consistente o suficiente para ser feito de plástico. É uma cidade de papel.

“Não sei mais quem ela é, ou quem era, mas preciso encontrá-la.”

"O para sempre é composto de agoras."

"Começou um curto diálogo de mim, comigo mesmo."




quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Resenha: Um Certo Verão


Livro: Um Certo Verão
Autor: David Baldacci
Editora: Arqueiro
Páginas: 271

Sinopse:
Bom meus queridos leitores, eu poderia colocar a sinopse que vem atrás do livro, porém eu achei que ela revela muito mais do que deveria, então se contentem com a breve resenha abaixo, rsrsrs’. Quando li este livro, que foi a primeira obra deste autor, eu realmente me surpreendi, a forma expressiva, realista e suave de nos fazer grudar nos manter ligados em cada escrita, não querendo desgrudar os olhos em nenhum momento, me fez colocar este autor na lista dos favoritos. Bom, podem me achar um pouco louca, mais conhecedora dos romances de Nicholas Sparks, eu posso dizer que David Baldacci neste livro, tomou umas rotas das histórias do Nicholas. E se não acreditam no que eu digo, podem conferir lendo este livro, rsrsrsr’.

Resenha:
David Baldacci nos traz uma história de efetividade familiar, colocando a superação, como um trampolim para grandes saltos rumo à felicidade. Aos 34 anos, Jack Armstrong – dono de uma empresa de construção e veterano de guerra condecorado - nunca imaginaria que um dia se tornaria um doente terminal e que teria apenas cerca de oito meses de vida devido a uma doença rara.Jack é um homem maduro, casado com a Linda e Amorosa Lizizie. Eles se conheceram na época do ensino médio, onde ele era um atleta premiado e popular entre as garotas. Lizzie nunca superou uma morte na infância, mas era a sua melhor amiga e ajudou-o a superar momentos difíceis em sua vida, já que este passou a metade da vida ausente e no exército guerreando no Afeganistão e no Iraque, mas sempre os amou. Com três filhos, Mikki, Cory e Jackie. Aos 16 anos, sua filha Michelle é inteligente, independente, carinhosa e rebelde; cuja grande paixão é pela música e sua guitarra. Apesar de amá-lo incondicionalmente, se afastou dele. Mesmo não demonstrando, ama a família. Aos 12 anos, Cory é um menino compassivo e sensível que sonha ser ator, como também tem um temperamento introspectivo e complexo. Jack escreve cartas para sua esposa que ela deverá ler quando ele partir, cartas que darão norte para que ela siga em frente sem ele, os planos de Jack é viver até o natal, o que de fato acontece, porém naquela noite que parecia quase findar, sua vida sofre uma reviravolta...(não vou gerar spolier)... Jack é mandado para um asilo e afastado de sua família. Seus filhos são espalhados com parentes e ele ver-se sozinhos, abandonado e sem nenhuma expectativa de vida. Mas um Milagre invade sua vida e ele começa a se recuperar, até que inacreditavelmente todos os vestígios da doença desaparecem e ele é diagnosticado como uma pessoa saudável novamente. Jack tem uma segunda chance em sua vida e não pretende desperdiçá-la. Como primeiro objetivo ele quer reunir novamente sua família, e recomeçar sua vida, reconstruir seu lar, no começo não foi fácil vários empecilhos cercaram sua vida, porém uma herança inesperada faz a rota de sua vida mudar novamente. Um palácio, à beira do mar e com um farol no seu terreno é o lugar onde Jack encontrará refúgio para passar o Verão. Em Channing ele faz bons amigos como Janna e seu filho Liam e tem sua última chance de provar o seu amor pelos filhos e que ele tem a capacidade de se tornar o pai que as crianças precisam. Em meio a sentimentos reprimidos de infelicidade, frustração e perda, Jack perceberá o quanto ele e os filhos têm em comum, o que o surpreenderá ao longo do caminho.

Trecho Favorito

Eu a amei desde a primeira vez em que a vi. E o dia mais feliz da minha vida foi quando você aceitou compartilhar a sua comigo. Eu prometi estar sempre ao lado e meu amor por você é tão grande que, mesmo não estando aí fisicamente, estarei com você de todas as formas possíveis. Vou cuidar de você. Estarei ao seu lado quando quiser conversar. Nunca vou deixar de amá-la. Nem mesmo a morte pode sufocar o que sinto por você. Lizzie, meu amor por você é mais forte do que tudo.

O livro me ensinou que mesmo quando tudo parece perdido, uma única chama de fé pode mover moinhos a seu favor e trazer o vento da felicidade de volta para você.

Algumas Citações:

"Quando você ama alguém é para sempre."

- (...). Você pode tentar ser perfeito, pode cumprir seus compromissos, corresponder às expectativas que as pessoas esperam de você e, mesmo assim, não obter os resultados que consideraria justos. A vida é uma loucura, irrita e muitas vezes não faz sentido.

Ações valem mais que palavras. É no dia a dia que se expressa o amor.

É preciso lidar com o que a vida nos oferece e estou dando o melhor de mim para fazer isso. Amo você com todo o meu coração, amo demais para impedir que você seja feliz.

- Não dá para simplesmente dizer coisas idiotas, se abraçar, chorar até dizer chega e depois ficar tudo bem enquanto uma música cafoninha toca ao fundo. Tem que ser um dia de cada vez. A vida é assim. Alguns dias vão ser bons, outros vão ser horríveis. Vai ter dias em que eu vou olhar para você e sentir raiva; em outros, vou ficar péssima por sentir raiva de você. Vai ter dias em que eu não vou sentir nada. Mas você continua sendo meu pai. 

- A coisa mais difícil do mundo é se colocar no lugar de outra pessoa, tentar sentir o que ela sente, entender os motivos dela. Sobretudo, quando é tão fácil simplesmente rotulá-la.

- (...) tudo é mais fácil de consertar do que relacionamentos. Mas isso não significa que eles possam ser ignorados.

Como seria morrer? O que estaria à sua espera?
Quem não teria medo ou ficaria aterrorizado, até? A última viagem. Aquela que todos faziam sozinhos. Sem uma companhia que o reconfortasse. E, exceto para quem tinha alguma fé, sem a garantia de que houvesse algo mais do outro lado.

"De vez em quando beliscava a si mesmo para ter certeza de não estar sonhando. Por fim convenceu-se de que aquilo era real. Não, não apenas real. Era um milagre."

"Não estou dizendo que o tempo cura todas as feridas, mas o passar dos anos nos ensina a lidar com a dor."

"As vezes não vemos o que está bem diante do nariz. E é estranho que isso aconteça tanto. Quantas vezes magoamos pessoas que deveríamos amar."

“Como começar de novo quando o amor de sua vida se foi?”.



sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

À Procura de um Par

Olá! Hoje trago a outra maneira de se fazer poesia: a música! Quem já não chorou, sorriu, dançou... ouvindo uma boa melodia? A música tem o poder de expressar o que não conseguimos falar. Ela pega aquilo que estamos pensando, junta com uma linda melodia, e se transforma nessa beleza de arte. Ela permite que nossos pensamentos criem asas, voando alto e pousando em um lugar tranquilo, onde podemos sentir a calmaria pras preocupações do dia-a-dia. Ai, ai, como é linda essa capacidade que a música possui de nos trazer tantos sentimentos alegres. Enfim, vou parar por aqui de falar tanto dos poderes da música, pois são muitos (rsrs).
Apresento à vocês esta música: 
Faz frio na cidade
A porta entre aberta
Veste o que pode pra se aquecer
E esquecer

Apaga a luz só quer ouvir
A boa melodia
E fazer calar
Tudo o que passou

Toca o telefone, atende
Não sabe o que dizer
Escreva então
E d'outro lado está
Alguém que perderia horas pra te ouvir falar

Mesmo se não houver palavras ditas
Há quem escute o seu lamento
Sem precisar dizer

Deixa a luz entrar pela janela
E te mostrar que a esperança está
À procura de um par

Esta linda música intitulada "À procura de um par", é da cantora mineira Lorena Chaves. Quando eu a ouço, meu coração se enche de esperança, pois é justamente disso que ela fala. Sabe, naquele momento em que você pensa que está sozinho(a), que o medo invade o ser, que a tristeza se torna maior do que a alegria, surge alguém com o qual você pode contar. Surge a esperança, que só tá querendo que você abra a porta do seu coração para que ela possa entrar e nunca mais sair. A esperança que só está procurando e esperando pelo seu par. A esperança que procura por você! 
Para mim, a esperança é um amigo muito chegado meu: Cristo. É isso mesmo. Ele é quem permite que meu coração se alegre mesmo quando as coisas não vão muito bem. Eu abri a porta e permiti que essa esperança entrasse e habitasse pra sempre dentro do meu ser. Se quiser, você pode fazer isso também. Você pode permitir que a esperança, enfim, ache seu par.
Eita, tá bom! Me empolgo quando escrevo (rsrs). Agora, dá uma olhadinha no vídeo. Vale muito a pena! Beijos carinhosos. =)




domingo, 1 de dezembro de 2013

Resenha: Diário de Uma Paixão




Livro: Diário de Uma Paixão
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Novo Conceito
Páginas: 256

Sinopse:
“Não sou nada especial; disso estou certo. Sou um homem comum, com pensamentos comuns, e vivi uma vida comum. Não há monumentos dedicados a mim e o meu nome em breve será esquecido, mas amei outra pessoa com toda a minha alma e coração e, para mim, isso sempre bastou." Noah Calhoun Assim tem início uma das mais emocionantes e intensas histórias de amor que você lerá na vida... O livro é o retrato de uma relação rara e bela, que resistiu ao teste do tempo e das circunstâncias. Com um encanto que raramente é encontrado na literatura atual, O Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks, o consagra como um contador de histórias clássicas, com uma perspectiva excepcional sobre a mais importante e única emoção que nos mantém. Com mais de 12 milhões de cópias vendidas, o livro que emocionou as pessoas ao redor do mundo, foi traduzido para mais de 20 línguas.

Resenha:
O que eu poderia falar sobre este espetáculo demonstrado em 256 páginas? Simplesmente é mais um incrível romance que nos deixa com o coração na mão e lágrimas nos olhos por sua envolvente forma de demonstrar o poder que o Amor tem na vida de alguém.
Alisson Nelson está de férias na pequena cidade de Nova Berna, na Carolina do Norte. Sua família é tradicional e rica, seus pais, mais precisamente sua mãe domina todas as suas horas, preenchendo-as com muitas atividades, não deixando seguir seus próprios sonhos. Mais um extraordinário verão fará Alisson ter outra visão de sua própria vida. Ao desfrutar de suas férias em Nova Berna, Alisson é apresentada à um poeta amador, que não tem nenhum dinheiro ou status, mas que se tornará parte essencial de sua vida. Noah, de origem humilde que leva uma vida simples com seu pai nesta pequena cidade, ao ser apresentado à Alisson resolve conquistá-la, desde que a viu jamais conseguiu tirá-la de sua cabeça. Noah e Allie passavam horas conversando, passeavam por diversos lugares da cidade e se apaixonaram perdidamente vivendo um amor ardente e cheio de paixão. Foi em uma tarde de verão que Noah levou Allie para conhecer o casarão que admirava e foi lá em meio aos planos de um futuro juntos que os dois se entregaram inteiramente a este amor.
Não satisfeita com este romance e desejando um futuro melhor para a filha a mãe de Alisson interfere e a leva de volta para a cidade, na busca de afastá-la dessa loucura que a filha estava vivendo. Noah ao saber que sua amada se foi, escreve-a inúmeras cartas durante anos, desejando encontrar uma solução ou uma explicação para o ocorrido e buscando uma oportunidade de reencontrar Alisson, porém as suas cartas nunca tiveram respostas. Noah seguiu sua vida, serviu o exército, foi para a guerra e voltou para casa são e salvo. Depois de muito esforço e trabalho consegue comprar a casa que tanto sonhara consumindo uma pequena fortuna para restaurá-la. O tempo passa, e quatorze anos depois, quando Allie está prestes a se casar se depara com um artigo de jornal citando Noah Calhoun que restaurou uma enorme casa e agora estava colocando-a a venda. E sem pensar duas vezes Allie volta para Nova Berna para ver a casa e encontrar as respostas para preencher as lacunas que o passado não resolvido havia deixado em sua vida. E neste reencontro, eles irão descobrir que o destino possui forças para uni-los novamente, ou pelo menos até Allie se encontrar dividida entre responsabilidade que assumiu em sua nova realidade e a nova chance de reviver o seu amor perdido.

Trecho Favorito
“Um começo comum, algo que teria sido esquecido se fosse qualquer outra pessoa que não ela. Mas quando Noah apertou aquela mão e encarou de perto aqueles extraordinários olhos de esmeralda, ele soube, antes de conseguir respirar de novo, que ela era a mulher que ele poderia passar os resto da vida procurando e nunca mais encontraria.” 

“A razão pela qual dói tanto nos separarmos é porque as nossas almas estão ligadas. Talvez sempre tenham sido assim e para sempre serão. Talvez, tenhamos vivido mil vidas antes desta, e em todas elas tenhamos nos encontrado. E, talvez, em cada uma delas tenhamos sido obrigados a nos separar pelos mesmos motivos. Isso significa que esta despedida é, ao mesmo tempo, um adeus pelos últimos dez mil anos e um prelúdio do que virá.”

O livro me ensinou que quando o Amor liga a alma de duas pessoas, elas jamais poderão seguir caminhos opostos senão o de andarem juntas para sempre.

Algumas Citações:

"Você não pode viver sua vida para outras pessoas. Você tem que fazer o que é certo para você, mesmo que doa para algumas pessoas que você ama."

“Os românticos chamariam isto de uma história de amor, os cínicos diriam que é uma tragédia. Na minha cabeça é um pouquinho de ambas, e no fim das contas qualquer que seja a maneira como você escolha encarar este relato, nada altera o fato de que ele abrange uma grande parte da minha vida e do caminho que escolhi trilhar.”

“Mas ele tinha se apaixonado uma vez. Uma única vez, muito tempo atrás. E isso o mudara para sempre. O amor perfeito faz isso com a pessoa, e aquele tinha sido perfeito.”

“ ... e que talvez, apenas talvez, nunca tivesse deixado de estar apaixonada por ele.”

“E sei que passei todas as vidas, antes desta, procurando você. Não alguém como você, mas você, porque a sua alma e a minha têm de estar sempre juntas.”

“Eu adoraria dizer que tudo vai dar certo para nós, e prometo fazer tudo que eu puder para que isso aconteça. Mas se nunca mais voltarmos a nos encontrar, e se isto for verdadeiramente uma despedida, sei que nos veremos em outra vida.”

“Quando conseguiu vencer o nó que tinha se formado em sua garganta ele sussurrou: - Você é a resposta para todas as minhas orações. Você é uma canção, um sonho, um murmúrio, e não sei como consegui viver sem você durante tanto tempo. Eu amo você Allie, mais do que você é capaz de imaginar. Sempre te amei, e sempre vou te amar”

“Eu amo você Allie. Eu sou quem eu sou por sua causa. Você é toda a razão, toda a esperança e todos os sonhos que eu já tive na vida, e aconteça o que acontecer no futuro, cada dia que estamos juntos é o melhor dia da minha vida. Serei sempre seu.
E você minha querida, será sempre minha.”

Por amar você de uma maneira tão profunda, tão incrivelmente intensa, vou descobrir um jeito de voltar para você apesar da minha doença, isso eu prometo.”

Eles não se entendiam, raramente concordavam em algo, brigavam sempre e se desafiavam todos os dias. Mas apesar das diferenças, tinham algo importante em comum: Eram loucos um pelo outro.



AddThis